Estratégias e planejamento para Lançamentos do Masterplan

Se planejar um único empreendimento já tem seus grandes desafios, imagine planejar todo um Masterplan. O planejamento antecipado e estratégico permite que a incorporadora extraia a maior rentabilidade possível de todos os produtos, além de criar um fluxo saudável para os lançamentos a curto e longo prazo.

PRIMEIROS PASSOS

Pesquisa de Mercado e Definição do Consumidor

Após a definição das diretrizes gerais, o primeiro ponto a ser observado é acerca do perfil de seu consumidor. Isto pode ser feito verificando onde o seu empreendimento está localizado e levantando o tipo do público dessa região.

Com esses dados em mãos você poderá criar um perfil geral e algumas segmentações iniciais para cada perfil de empreendimento e toda integração que deverá existir.

PRIMEIROS PASSOS

Integração do Conceito

Em um Masterplan podemos encontrar diferentes nichos de mercado, inclusive de classes sociais diferentes e ainda pode ocorrer condomínios fechados, loteamentos abertos e áreas para incorporações.

É fundamental a integração do conceito entre os projetos e suas respectivas marca, criando uma identidade visual entre eles que mesmo a longo prazo não envelheça.

PRIMEIROS PASSOS

Concepção do Mix das Áreas Comeciais

Devido ao tamanho de um Masterplan as áreas comerciais são fatores chaves para o sucesso dos empreendimentos que irão ser lançados. O planejamento antecipado fará toda diferença para próxima etapa de prospecção, pois as lojas trabalham bem em conjunto e podem atrair clientes umas para as outras.

Por exemplo: uma loja de roupas infantis ao lado de uma que comercializa brinquedos. Os pais levam a criança para comprar algumas peças de roupa e acabam passando em frente à loja de brinquedos, aumentando a chance de consumir é maior.

PRIMEIROS PASSOS

Prospecção das Lojas Âncoras e Satélites

A oferta destas áreas comerciais requer alto profissionalismo e deve ocorrer com estratégias paralelas às das áreas residenciais. O planejamento antecipado na concepção do mix trará credibilidade, segurança e estabilidade para as lojas que forem instaladas.

A definição de padronização dos valores das áreas comerciais que serão comercializados dará segurança e credibilidade para um crescimento orgânico para as lojas instaladas.   

PRIMEIROS PASSOS

Provisionamento das Tabelas de Venda

Realizar uma estruturação de uma tabela de venda de um loteamento aberto ou de um condomínio fechado que esteja dentro de um Masterplan requer uma expertise e inteligência diferenciada.

Por mais obvio que seja interpretar de maneira antecipada como o mercado irá se comportar na absorção do produto sem que haja conflitos futuros entre os valores de cada empreendimento lançado, é uma tarefa de crucial importância do trabalho geral.

Buy now